Desde a última semana, o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, realizou uma mudança para o acesso da sala de embarque. O mesmo passou a ocorrer exclusivamente no primeiro andar do saguão central do terminal de passageiros.
Segundo as informações da Infraero, a transformação se estende tanto ao acesso às pontes de embarque quanto aos portões das posições remotas.
A entrada pelo térreo do saguão central foi desativada, e, ainda de acordo com a estatal, dará lugar a um novo ponto comercial. A troca tem como objetivo ampliar as opções de compras e serviços aos clientes.
O local antes utilizado para os acessos dos passageiros foi concedido por licitação à empresa DFA Brasil, que instalará uma loja de conveniências, comércio de artigos nacionais e livraria. O contrato de aluguel da empresa com a Infraero fechou em R$564 mil mensais.
Ainda em fevereiro, a nova configuração passou por testes acompanhados pelos grupos de Operações e Segurança do campo de aviação. Todos os canais de inspeção de bagagens por raio X e pórticos detectores de metais existentes no térreo foram transferidos para o primeiro andar. Todo o processo foi considerado bem sucedido pela estatal. A área de desembarque permaneceu inalterada.