Publicado em 11 de dezembro de 2013 às 15:12

Aeroporto de Congonhas recebe melhorias

A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) está investindo em melhorias para o aeroporto de Congonhas. Uma delas, com custo de R$ 800 mil, é a troca do forro metálico da área de check-in da ala norte. Os 2.200 m² da área receberão um forro de fibra mineral, proporcionando melhor luminosidade às dependências do aeroporto.

Além do forro, as luminárias serão substituídas por lâmpadas LED, mais duráveis, econômicas e funcionais, pois proporcionam melhor iluminação que as lâmpadas tradicionais. A obra deve ser entregue em 90 dias.

Outra melhoria é a restauração da pintura xadrez da cabeceira da pista, que é um dos ícones visuais do terminal. O trabalho foi iniciado no mês de outubro sob responsabilidade da gerência de manutenção do aeroporto. Foi revitalizada uma área de 1,1 mil m² na pista principal e 200 m² na pista auxiliar.

A pintura, realizada num terreno inclinado, exigiu medidas especiais: os trabalhadores executaram suas tarefas presos a uma linha de vida, equipamento que conta com cabos ancorados em suportes intermediários, na parte de cima da cabeceira. Os funcionários foram acompanhados por uma rigorosa fiscalização de segurança.

Para garantir que os pousos e decolagens operassem normalmente durante o período de manutenção, as pinturas foram realizadas durante as madrugadas, quando o aeroporto não opera voos regulares. A revitalização da pintura não só garante a funcionalidade do aeroporto, como também chama a atenção para um símbolo visual da capital paulista.