Algumas áreas do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo e o terceiro mais movimentado do país, serão reformadas, conforme informou a Infraero.
Em comunicado, a estatal afirmou que está preparando uma concorrência pública – que deve ocorrer no segundo semestre deste ano – para ampliar e reformar o campo de aviação. As obras, segundo a previsão, serião concluídas entre 2018 e 2019.
O atual terminal deverá aumentar dos atuais 64,5 mil m² para 100,8 mil m², ampliando a sua capacidade de 17,1 milhões passageiros/ano para 25 milhões. A reparação prevê ainda 10 novas pontes de embarque, totalizando 22 após a finalização dos serviços.
Além disso, outra novidade será a construção de um novo edifício-garagem com ao menos 3 mil novas vagas. Ao lado, estão reservados 10,7 mil m² para um empreendimento comercial – um hotel, um centro empresarial ou shopping. A decisão do comércio ficará a cargo do vencedor da concorrência pública.
De acordo com as informações da “Folha de S.Paulo”, como a estatal está sem caixa para tocar a obra e o governo federal não pretende privatizar o aeroporto, a Infraero pretende passar a iniciativa privada apenas a área comercial do aeroporto, mesmo modelo que pretende adotar no Santos Dumont, do Rio de Janeiro. A vencedora ficaria com as receitas comerciais por 25 anos e em troca teria que fazer a obra.
Segundo a Infraero, já há interessados no projeto, entre eles administradores de shoppings, concessionários de aeroportos e fundos de investimentos.
Com a nova reforma, a última foi feita em 2006, haverá uma pressão para que Congonhas receba mais voos. Desde o acidente da TAM, em 2007, uma das duas pistas deixou de ser usada pela aviação regular, o que acabou reduzindo a capacidade do local.
Comemorações
Muitos não sabem, mas nesta terça-feira (12) o Aeroporto de Congonhas completa 80 anos de operações diárias.
E nada melhor para reviver os anos de vida do que uma exibição de fotos. Esse é o objetivo da exposição fotográfica que será realizada no aeroporto e trará 20 painéis com imagens diversas do terminal, retratando os principais pontos de vistas e elementos de Congonhas. Além disso, lojas identificadas por um balão com o logo dos 80 anos oferecerão promoções especiais.

A Gol colocou um letreiro no saguão onde as pessoas podem fotografar e tirar selfies usando a hashtag #euamocongonhas / Divulgação
A ação ainda inclui algumas curiosidades resumidas em textos curtos, dispostos em um dos painéis, e as peças também buscam interação com usuários a partir da sugestão das hashtags #Congonhas80tao e #Congonhas80anos, para o compartilhamento de imagens nas redes sociais. A celebração vai até o próximo dia 16.