Publicado em 1 de novembro de 2012 às 10:31

Aeroportos da Infraero terão reforços para feriado prolongado

A Infraero projeta um fluxo de 2,86 milhões de passageiros nos 63 aeroportos da Rede, além dos terminais de Brasília (DF), Guarulhos e Campinas (SP), no período de quinta-feira (1º/11) a segunda-feira (5/11), durante o feriado prolongado de Finados. Na sexta-feira (2/11), data do feriado, a previsão de movimento é de 542,7 mil pessoas, número 8% maior do que na mesma data do ano passado, quando o feriado caiu em uma quarta-feira (não houve feriado prolongado em 2011).

Para que o embarque e desembarque de passageiros ocorra com fluidez, a Infraero acionará o plano utilizado em períodos de grande movimentação. As ações contemplam, entre outros itens, o reforço nas equipes operacionais, de segurança e de limpeza, por meio de remanejamento na escala de trabalho dos funcionários. Os terminais também realizarão ações preventivas, como a manutenção de equipamentos (pontes de embarque, elevadores, esteiras etc).

Funcionários também estarão circulando pelos saguões para auxiliar passageiros e usuários no esclarecimento de dúvidas, identificados pelos coletes amarelos da campanha “Posso Ajudar/May I Help You?”.

Se a dúvida surgir antes mesmo de chegar ao aeroporto, o viajante pode contar com as ferramentas da tecnologia para ficar bem informado. É o que possibilita o aplicativo Voos Online, disponível para dispositivos móveis nas plataformas iPhone, Java, Blackberry e Android, além da rede social Facebook, na página Infraero Brasil. O programa permite consultar a situação dos voos em 55 aeroportos brasileiros, além de acesso ao Guia do Passageiro, publicação que reúne, de forma objetiva, as responsabilidades do setor aéreo, e informa como proceder em diversas situações, desde a compra da passagem até o desembarque. O guia está disponível na página da Infraero, neste link.

Outra ação realizada pela Infraero para dar maior transparência ao processo de restituição de bagagens é o “De olho na mala”; 37 aeroportos contam com o projeto que, por meio de câmeras e monitores, permite ao passageiro acompanhar em tempo real a colocação das bagagens na esteira de devolução. A iniciativa funciona em Recife e Petrolina (PE), Galeão e Santos Dumont (RJ), Brasília (DF), Confins, Uberlândia, Uberaba e Montes Claros (MG), Manaus, Tabatinga e Tefé (AM), Florianópolis, Navegantes e Joinville (SC), Curitiba, Foz do Iguaçu e Londrina (PR), Cuiabá (MT), Vitória (ES), João Pessoa e Campina Grande (PB), Natal (RN), Palmas (TO), Aracaju (SE), Marabá e Santarém (PA), Macapá (AP), Rio Branco (AC), Boa Vista (RR), Imperatriz (MA), Campo Grande e Corumbá (MS), Porto Velho (RO), Fortaleza e Juazeiro do Norte (CE), e Teresina (PI).

Fonte: Infraero