Publicado em 24 de outubro de 2016 às 14:20

Ampliação do Aeroporto de Congonhas é adiada

Infraero supôs uma concorrência pública, mas trato não foi cumprido; obra prevê terminal ampliado e novo estacionamento

No início do ano, foi noticiado que uma concorrência pública iria ser aberta pela Infraero para promover uma reforma e ampliar o Aeroporto Internacional de Congonhas, em São Paulo, considerado o terceiro mais importante do país.

Entretanto, a promessa, que estava prevista para este segundo semestre do ano, não foi cumprida e será deixada para 2017. Agora, a previsão é que o “Inova Congonhas” – nome dado ao projeto – seja iniciado em  março do ano que vem.

Além da reforma operacional, um novo edifício-garagem também será feito, com três mil vagas

Além da reforma operacional, um novo edifício-garagem também será feito, com três mil vagas

A medida, assim que concluída – previsão é para 2019 -, jogará pressão para aumentar as operações no aeródromo. Nos dias atuais, as aeronaves que aterrissam em Congonhas estacionam em posições “remotas”, onde o avião fica parado em pátio afastado do terminal ao lado da pista e ônibus são usados para embarque e desembarque de passageiros.

De acordo com as informações do “Mercado&Eventos”, a obra prevê uma expansão de cerca de 36.200m², sendo 9.000m² de área operacional, com a expansão de dez novas pontes de embarque além das 12 atuais e 27.000m² de área comercial.

Atualmente, o campo de aviação possui 70 contratos comerciais vigentes, que incluem desde área de alimentação, varejo e serviços, dentro do terminal de passageiros. A última ampliação do terminal foi realizada em 2006.