Publicado em 26 de setembro de 2014 às 16:26

Anac aumenta número de horários para voos em Congonhas

O número de chegadas e partidas de aeronaves por faixa horária (slots) no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, vai aumentar. É o que divulgou a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) nesta sexta-feira (26/09). Após a redistribuição dos slots serão 16, 32 ou 33 pousos e decolagens de voos comerciais regulares por hora na pista principal, hoje o número de slots é de 30 por faixa.

A Anac espera que o aumento de voos em Congonhas incentive a concorrência entre as companhias aéreas e diminua os preços. Além disso, empresas que estão entrando no mercado terão prioridade na distribuição dos novos slots.

Isso vai beneficiar a Azul e a Avianca, únicas companhias aéreas com menos de cinco slots diários no aeroporto que operam voos com mais de 90 lugares. A Azul deve ser a maior beneficiada, pois os outros critérios para a distribuição dos novos horários avaliam a eficiência operacional nacional e a participação de mercado.

O aeroporto continuará operando dentro das normas de segurança da aviação civil. A mudança é no planejamento dos operadores e na melhor utilização da capacidade das pistas, permitindo que mais voos comerciais sejam ofertados.

Depois da distribuição, a Anac vai monitorar a pontualidade e rugularidade na utilização dos slots. A meta é 90% de regularidade e 80% de pontualidade, as empresas que não atingirem este índices podem perder seu slot. A alocação inicial será feita até dia 8 de outubro para a temporada de inverno no hemisfério norte em 2014 (verão brasileiro) até dia 30 de outubro para a temporada de verão 2015 (inverno no Brasil).