Publicado em 31 de outubro de 2012 às 11:27

Após “Sandy”, Aeroportos JFK e Newark, são reabertos em Nova York

O Aeroporto Internacional John F. Kennedy, em Nova York, reiniciou suas operações nesta quarta-feira(31/10) ainda em caráter parcial, informou a administradora responsável no final da noite desta terça.

Com a passagem do ciclone pós-tropical Sandy, os três maiores aeroportos de Nova York – o JFK, La Guardia e Newark-, foram fechados na última segunda-feira(29/11).

De acordo com a administradora do JFK, o aeroporto retomou as operações a partir das 7h (9h em Brasília) desta quarta(31/10),
porém, desde as 22h (0h00 no Brasil) já eram autorizadas algumas aterrissagens.

O Aeroporto Newark Liberty International também foi reaberto nesta quarta, ainda em caráter parcial.

A administradora esclareceu pelo seu site que o La Guardia vai permanecer fechado, ainda sem prazo para o reinício das operações.

A passagem da megatempestade, que não chegou a ser classificado como furacão e sim como “ciclone pós-tropical”, causou o cancelamento de mais de 15 mil voos nos EUA.

A passagem do Sandy paralisou a costa leste americana, suspendendo atividades econômicas e serviços públicos e provocou a morte de pelo menos 40 pessoas, conforme recentes dados divulgados.

A cidade de Nova York foi uma das mais atingidas: o sistema de transporte público suspendeu suas operações, e escolas, repartições públicas e lojas fecharam suas portas.

Vários pontos ficaram alagados e centenas de milhares de consumidores tiveram sua energia cortada.

Na tarde de terça(30/11), as frotas de ônibus e táxis começaram a circular, porém o metrô de NY, devido às inundações, deve retornar ao normal após quatro ou cinco dias,segundo o prefeito Michael Bloomberg.

Da Redação, com informações BBC