O Acidente da TAM que vitimou 199 pessoas completou 5 anos. No local do acidente será inaugurado hoje, 17 de julho, um memorial em homenagem às 187 vítimas que estavam à bordo e outras 12 em terra.
O voo JJ 3054 da TAM decolou do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em direção a São Paulo no dia 17 de julho de 2007. O Airbus A320 pousou às 18h48 no aeroporto de Congonhas, na capital paulista, em pista molhada não conseguindo desacelerar. O aviào sobrevoou a av. Washington Luiz vindo a colidir com um edifício da própria companhia. É neste local que foi erguido o memorial às vítimas.
A praça possui ao todo 8 mil m² e foi projetada pelo arquiteto Marcos Cartum. No ponto central do memorial há amoreira que resistiu à colisão e ao incêndio que se iniciou logo após o choque. Ao redor da árvore, foi construído um espelho d’água.
Segundo a prefeitura, o investimento foi de R$ 3,6 milhões.
Após o acidente, muitas medidas foram tomadas para diminuir os riscos no aeroporto de Congonhas, como a implementação de ranhuras para aumentar a aderência e o escoamento de água no caso de pista molhada, diminuição na quantidade de poucos e decolagens, mas o aeroporto ainda é considerado “crític” pelas entidades que normatizam o setor.










