Publicado em 25 de julho de 2012 às 11:16

Viracopos apresenta maior crescimento entre os grandes aeroportos do Brasil

Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), apresentou o crescimento mais significativo no número de passageiros comparado aos dez maiores terminais brasileiros. O crescimento foi de 22,23% no movimento, em comparação com o mesmo período do último ano.

De janeiro a junho, os 66 aeroportos administrados pela Infraero, cresceram em conjunto 7,83% no fluxo de passageiros chegando a 93 milhões de embarques e desembarques nos terminais do Brasil.

O movimento em Viracopos foi de 4,3 milhões de passageiros, subindo três posições no ranking. Passou, por exemplo, aeroportos de grandes capitais com o Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, e os aeroportos de Porto Alegre e Salvador.
A liderança na movimentação de passageiros ainda é o Aeroporto de Guarulhos, na capital paulista. Nos primeiros seis meses do ano foram 15,6 milhões de passageiros.
Outros terminais apresentaram bom crescimento, além do de Campinas, Galeão, no Rio, aumentou 20,83% e Confins, Minas Gerais com alta de 17,86%%.

O aeroporto do Galeão, com 8,4 milhões de passageiros no semestre, é agora o segundo aeroporto mais movimentado do País, superando Congonhas e Brasília, que ocupavam a segunda e terceira posições, respectivamente, no primeiro semestre de 2011.
O aeroporto de maior queda foi o de Salvador, menos 6,56% no volume do primeiro semestre. O terminal de Congonhas, em São Paulo (SP), também recuou em número de passageiros com 8,1 milhões de pessoas embarcando e desembarcando, decréscimo sutil de 0,92%.