Publicado em 20 de junho de 2012 às 17:24

Companhias aéreas realizam voos experimentais com biocombustíveis

As recentes ações visando a sustentabilidade no planeta, já atingiram o setor aeroviário brasileiro. Nesta terça-feira, 19 de Junho, duas companhias aéreas realizaram voos experimentais utilizando biocombustíveis, partindo de São Paulo para o Rio de Janeiro onde coincidentemente está acontecendo a Rio+20 - Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável.

A Azul Linhas Aéreas Brasileiras, fez o primeiro voo do seu projeto em parceria com a Embraer e Amyris batizado de Azul+Verde, decolando de Viracopos – Campinas em um jato E195 utilizando um combustível fabricado a partir da cana-de-açúcar, misturado com querosene de aviação. Segundo Flávio Costa - vice-presidente Técnico-Operacional -, a intenção da Azul é reduzir a utilização de produtos a base de petróleo, diminuindo a emissão de carbono no ar, além de diminuir os custos de abastecimento de aeronaves da companhia.

Já a Gol Linhas Aéreas Inteligentes, que também realizou um voo teste, só que de Boeing 737-800, utilizou um combustível processado a partir de óleo vegetal e gordura animal, misturados a um bioquerosene de aviação. De acordo com Adalberto Bogsan – Vice Presidente Técnico -, esse tipo de combustível será o grande diferencial no volume de emissões de carbono no setor e a Gol tem como objetivo além de oferecer um serviço que não agrida tanto o meio ambiente, é apoiar e incentivar esse tipo de ação para que o setor aeroviário continue crescendo.