Publicado em 9 de outubro de 2014 às 15:04

Congonhas terá até 21 novos voos da Azul e Avianca por dia

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) divulgou nesta quarta-feira (08/10) o resultado da redistribuição de slots (horários de pouso e decolagem) no aeroporto de Congonhas, em São Paulo. O aumento do número de voos que operam em Congonhas foi aprovado no mês passado. Foram disponibilizados 43 novos horários por dia, 26 para Azul e 17 para a Avianca.

Apenas Azul e Avianca poderiam ficar com os novos slots, já que eles eram todos destinados para empresas entrantes, aquelas com menos de 12% dos voos em Congonhas. As duas companhias foram as únicas que atendiam este requisito e apresentaram pedidos à Anac. Dos 17 slots da Avianca, 16 poderão ser usados efetivamente, pois cada voo precisa de um horário para decolagem e um para pouso. Ao todo serão até 21 novos voos por dia.

A GOL e a Tam continuam com a ampla maioria dos horários em Congonhas, com 44% cada. Antes da realocação elas tinhas 47% e 48% respectivamente. As empresas não perderam nenhum voo, foi a quantidade de slots disponíveis para as concorrentes que aumentou. A Avianca passou de 5% dos slots para 7% e a Azul de 0 para 5%.

A nova distribuição de horários e voos vai ser utilizada durante a temporada de inverno (verão brasileiro) 2014/2015, de 27 de outubro até 29 de março de 2015. A Anac vai fiscalizar a pontualidade e a regularidade de todos os slots utilizados, aqueles que forem mal aproveitados poderão ser redistribuídos na próxima temporada ou gerar multas para as companhias aéreas.

Os novos horários para pouso e decolagem diários são consequência da reorganização da capacidade de pista para a aviação comercial e de dois slots de empresas que pararam de operar no aeroporto. A Anac espera que a medida aumente a concorrência entre as companhias aéreas e diminua o preço da passagem para o consumidor.