Devido ao crescimento do comércio eletrônico brasileiro - 76,4% nos últimos dois anos- as expectativas do setor de entregas no Brasil renovam-se e tendem à crescer ainda mais com a realização de grandes eventos esportivos no país, como a Copa do Mundo de 2014 e as olimpíadas em 2016.
A Gollog – sistema de cargas da empresa Gol Linhas Aéreas atua com sistema de franquias desde 2005 , atualmente com 105 franqueados que são responsáveis pela captação, entrega e manuseio de encomendas. Pensando nisso, a empresa já estuda ampliar o número de franqueados em 24%.
Segundo Carlos Figueiredo – Diretor de cargas da Gol -, o segmento de encomendas expressas está vivenciando um crescimento significativo. No ano passado esse setor específico avançou 56% dentro da empresa. Neste ano apenas no primeiro trimestre cresceu 10% e toda divisão de cargas teve alta de 52% no faturamento em relação aos últimos dois anos e a expectativa é que em 2012 a empresa cresça 17%.
De acordo com Figueiredo, o maior desafio atualmente é encontrar empreendedores com o perfil que se enquadre para dirigir uma franquia da Gollog. Apesar disso, interessados não faltam, o problema é que a preferência é por candidatos que já tenham experiência no segmento.