Nesta terça-feira, 26 de junho, a Gol linhas aéreas inteligentes, demitiu 84 comandantes de suas aeronaves. De acordo com o Comandante Gelson Fochesato – Presidente do sindicato Nacional dos Aeronautas -, esses cortes já estavam previstos e fazem parte do processo de redução de custos que a empresa iniciou há dois meses, além de um programa de demissão voluntária.
Segundo Forchesato, a empresa aérea já informou que após essas últimas demissões ela encerra seu processo de corte de pilotos e comissários e que estes cortes seguem o acordo feito com a companhia em convenção coletiva.
Na última segunda-feira, 25 de Junho, Leonardo Peres – Vice Presidente Financeiro da Gol – informou durante uma entrevista que a companhia planeja cortar 2,5 mil empregos até o fim deste ano, número duas vezes maior ao anunciado no mês anterior que foi de 1,2 mil empregados.
Atualmente a Gol emprega 20,5 mil trabalhadores, mas tem como expectativa encerrar o ano de 2012, com somente com 18 mil em seu quadro total.
O objetivo desta redução, segundo a companhia é reduzir os custos e voltar a ter lucro, já que no primeiro trimestre deste ano, registrou um prejuízo de R$ 41,4 milhões enquanto no ano passado no mesmo período registrou um lucro de R$ 69,4 milhões.