Publicado em 15 de maio de 2012 às 15:04

Ponte aérea Rio-São Paulo é a 2ª mais cheia do mundo

Dentre as mais disputadas do mundo, ponte área Rio de Janeiro - São Paulo com cerca de 8 milhões de usuários, só perde para aeroporto da Coréia por onde passaram 10 milhões de pessoas em 2011.

O Brasil também teve um aumento de 17%, segundo maior crescimento mundial entre 2010 e 2011. O tráfego de passageiro passou para 82,3 milhões de usuários. O crescimento só é menor que o do Chile, onde o aumento foi de 21%, para 9,3 milhões de passageiros.

O BRICS – Brasil, Russia, Índia, China e Africa do Sul- se destacaram. A China com 19 milhões de passageiros do que no ano anterior, comparando-se com 2010. O Brasil aumentou em 12 milhões; a Índia, de 8 milhões e a Rússia, com 6 milhões. A Indonésia teve o quinto maior aumento, atingindo mais 5 milhões de passageiros transportados.

Os dados não consideram as escalas realizadas, são coletados de fontes governamentais e de empresas aéreas, segundo a consultoria Amadeus, que divulgou esses dados.

No contexto mundial, a Ásia foi o continente que mais cresceu com sete das dez ponte-aéreas mais disputadas no mundo. O único continente que apresentou queda no período foi da Ásia para a Europa, diminuindo 2%, diz a Amadeus.