Publicado em 4 de maio de 2012 às 17:25

TAM é premiada por leasing de aeronave com investimento japonês

A TAM acaba de receber o prêmio “Deal of the Year 2011″, concedido pelo Airfinance Journal, uma das principais publicações do mundo sobre negócios da indústria da aviação. Esta é a quarta vez que a companhia é premiada na categoria “Latin America”, durante o evento anual do periódico britânico. A cerimônia de premiação foi realizada em Nova York.

Desta vez, a empresa brasileira foi reconhecida por ter sido a companhia aérea de sua região que obteve condições econômicas mais favoráveis para negociar o leasing de uma aeronave Airbus A321. A transação, firmada em março do ano passado, foi premiada porque se trata de uma operação com investimento japonês, algo que não ocorria na América Latina desde 2003.

“Toda a operação simboliza uma retomada da confiança asiática em nosso mercado e na solidez da TAM. Ficamos contentes com a premiação porque ela atesta o nosso correto aproveitamento das oportunidades e a atual onda de credibilidade da nossa economia”, afirma José Zaidan Maluf, vice-presidente de Contratos e Suprimentos da TAM Linhas Aéreas.

A operação, denominada JALCO (sigla para a expressão em inglês “Japanese Aircraft Lease with call option”), foi estruturada pelos bancos Natixis e NBB (Nomura Babcok & Brown). De acordo com Maluf, a transação bem sucedida entre TAM e investidores japoneses abre possibilidades de novas operações com investimento asiático, o que contribuiria ainda mais para o incremento do mercado aéreo na América Latina.