Publicado em 5 de junho de 2012 às 17:12

Prefeitura lança projeto de táxis elétricos em São Paulo

Nesta terça-feira, 05 de Junho, o Prefeito de São Paulo Gilberto Kassab reuniu-se no Bairro do Belém, zona leste da capital, com os representantes da Nissan do Brasil, da AES Eletropaulo e da Associação de Empresas de Táxi de Frota do Município de São Paulo para lançar o Projeto de Táxi Elétrico.

O projeto consiste em introduzir veículos elétricos no País e para isso, foram concedidas vagas em pontos de táxi de alto valor em São Paulo, como o ponto do Aeroporto de Congonhas e ao todo serão entregues, 10 carros elétricos, modelo Leaf da Nissan.

Essa medida foi a solução encontrada para compensar os altos custos de aquisição deste tipo de carro no Brasil, devido ao volume de impostos que são cobrados sobre este tipo de veículo.O valor acaba ultrapassando os encargos que são pagos em  modelos nacionais convencionais e obriga os interessados  em adquirir carros elétricos à desembolsar algo em torno de 120 mil reais por um modelo similar aos que estão sendo considerados.

A ideia inicial, apresentada em Julho de 2011, era a adoção de carros elétricos para frotas oficiais da cidade, começando pela Companhoa de Engenharia de Tráfego, mas o projeto não pôde ser concluído devido à necessidade de abertura de concorrência pública para este tipo de investimento.

Como os carros elétricos tem um preço muito maior do que um carro convencional, não haveria justificativa para o gasto elevado.