Publicado em 5 de julho de 2012 às 14:50

Guia facilita visita a pontos turísticos via transporte público

A São Paulo Turismo com apoio da SPTrans – São Paulo Transportes -, organizou um guia turístico inédito com o objetivo principal de facilitar o deslocamento do turista pela capital utilizando o transporte público. O “São Paulo Ponto a Ponto” reúne informações gerais sobre 219 atrativos e as plantas detalhadas de ruas do entorno desses pontos.

No total, são 84 mapas nos quais também estão indicadas as estações de metrô e trem próximas, bem como as linhas de ônibus de trajeto mais rápido e direto que servem à localidade.

Há ainda informações sobre a frequência e intervalo médio entre os ônibus. Além disso, o guia traz encartado um diagrama do transporte público da metrópole. Nele, é possível visualizar toda a malha ferroviária e de metrô da capital, a localização dos corredores de ônibus e o itinerário das principais linhas. Um encarte apresenta também o mapa do Centro e os endereços e informações de funcionamento dos pontos turísticos da região.

A ideia é que, com o “São Paulo Ponto a Ponto”, o turista consiga planejar melhor o seu roteiro na cidade e aproveitar ainda mais cada área, uma vez que, com os mapas e plantas, é possível visualizar todos os atrativos do entorno. O guia mostra rotas e indica quais integrações fazer entre as linhas de ônibus, metrô e trem para chegar de um ponto a outro.

Inédita no Brasil, a publicação traz também endereços de 260 restaurantes de vários tipos de cozinha, 180 hotéis de categorias diversas e de 20 feiras de artes e artesanato da cidade.

O presidente da SPTuris, Marcelo Rehder, explica que o guia leva em conta as necessidades específicas do turista. “Esta é uma antiga demanda, especialmente para visitantes que querem explorar a metrópole sem gastar muito. Além disso, ajuda o turista a ‘entender’ a capital, que é tão superlativa. Unimos o útil ao agradável e também incentivamos o uso do transporte público, em detrimento ao individual, o que também é bom para o trânsito”, afirma.

O “São Paulo Ponto a Ponto”, que integra as ações que visam a Copa do Mundo de 2014, será distribuído gratuitamente nas Centrais de Informação Turísticas (CITs) e em alguns meios de hospedagem, como os hostels. Terá versões em português, inglês e espanhol.

A publicação também poderá ser acessada pelo site www.cidadedesaopaulo.com e por meio do aplicativo para tablets e smartphones SP Mobile, lançado pela SPTuris este ano e disponível gratuitamente na Apple Store e Android Market.

Fonte: SPTuris.