Começou oficialmente na última sexta-feira (9/11) a temporada de cruzeiros marítimos 2012/13. Este ano, a novidade é que as empresas oferecerão roteiros mais longos. De acordo com a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Abremar), o turista brasileiro prefere viagens de maior duração.
“Vínhamos com temporadas repletas de mini cruzeiros, com duração de três a cinco noites, mas percebemos que o turista brasileiro prefere passar mais tempo a bordo. Por isso, esticamos as saídas e agora teremos menos viagens, porém mais longas, com média de sete noites”, afirma o presidente da Abremar, Ricardo Amaral.
Uma frota de 15 navios vai percorrer, em cinco meses, 19 cidades do litoral brasileiro. A expectativa é que sejam transportados 760 mil turistas. A oferta de leitos, no entanto, será 15% menor se comparada a de 894 mil disponíveis na temporada 2011/2012. Entre as causas da redução estão, segundo a Abremar, a opção por temporadas mais curtas, cinco ao invés de sete meses, e o aumento de roteiros rumo a Buenos Aires, na Argentina.
A temporada de cruzeiros 2011/2012, que terminou em meados de maio, transportou volume recorde de 805,2 mil passageiros. Resultado que representa aumento de 1,56% em relação à temporada anterior. Na ocasião, os 17 transatlânticos que percorreram a costa brasileira realizaram 386 atracações em 20 portos nacionais ao longo de quase sete meses.
Ranking
O Brasil já é o quinto colocado no ranking mundial do mercado de Cruzeiros Marítimos, de acordo com os dados da Cruise Lines International Association
(CLIA). O país perde em número de passageiros apenas para os Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha e Itália.
Informações da Abremar